segunda-feira, 25 de março de 2024

Cultura caiçara é preservada no litoral norte do estado de São Paulo




Cidades vêm promovendo e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região

Diante da crescente demanda por viagens mais conscientes e sustentáveis, o Litoral Norte de São Paulo vem se consolidando como uma referência em TBC – Turismo de Base Comunitária. Isso porque Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba vêm promovendo a cultura caiçara e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região.


E o TBC na Região Turística busca exatamente essa integração dos visitantes com a vida e a cultura locais, transformando o turismo em uma ferramenta de valorização cultural e desenvolvimento econômico, em contraposição ao turismo de massa.

Essa abordagem promove uma interação respeitosa e enriquecedora entre turistas e moradores, assegurando que os benefícios da prática sejam compartilhados com a comunidade local.


Bertioga, por exemplo, destaca-se pela implementação de atividades de TBC em locais como a Vila da Mata, o Sítio São João e o Balneário Mogiano. Na Vila da Mata, desde 2018, turistas podem participar de rodas de conversa, vivências em hortas comunitárias, observação de aves e experiências culinárias locais. Enquanto no Sítio São João, os visitantes são introduzidos à cultura das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), participando de trilhas educativas e histórias locais. E o Balneário Mogiano oferece uma experiência única com a criação de abelhas sem ferrão e narrativas das tradições locais.

“O Turismo de base comunitária vem crescendo muito em Bertioga, não só proporcionando aos turistas uma rica experiência, mas também gerando ocupação e renda para as comunidades e dando dignidade aos que o produzem”, afirma o secretário de Turismo de Bertioga, Ney Carlos da Rocha.

Já Caraguatatuba apresenta o Turismo de Base Comunitária por meio da AMAPEC na Fazenda de Mexilhão da Cocanha, que se destaca como a maior fazenda de mariscos do estado. O projeto permite aos visitantes compreenderem o processo de cultivo do mexilhão, práticas sustentáveis de maricultura e a importância da preservação ambiental e cultural do local. Adicionalmente, a área proporciona a oportunidade de observação da biodiversidade marinha local.


“É de extrema importância esse trabalho, primeiro porque fomenta por muitas vezes um turismo que muita gente não conhece. E também pelo fato de que ajuda muito na promoção do destino na baixa temporada, atraindo outros tipos de turistas”, comenta o Secretário de Turismo de Caraguatatuba, Rodrigo Tavano.

Segundo Tavano, as atividades de TBC na cidade ainda inclui os pescadores com a pesca do camarão e entreposto de pesca do Porto Novo com a tainha e ajudam a fomentar a economia local e movimentar o turismo.

Em Ilhabela, o TBC é exemplificado pelo engajamento dos visitantes nas práticas de pesca artesanal na Baía de Castelhanos, incluindo visitas ao cerco e oficinas de rede de pesca. O que permite uma imersão na vida caiçara e promove a sustentabilidade e o respeito às tradições locais.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Harry Finger, o TBC é uma forma de conhecer as raízes de Ilhabela e toda a beleza que rodeia a Baía de Castelhanos. Além da riqueza da experiência, esse é um tipo de turismo que pode ser feito durante o ano inteiro, porque não depende do sol e da praia, sendo a cultura caiçara o principal ponto de interesse.

São Sebastião, por sua vez, mergulha os visitantes na cultura caiçara por meio da Rota Caiçara em Boiçucanga, que engloba conversas com residentes sobre a história e os costumes locais, passeios de barco e experiências gastronômicas que destacam a culinária tradicional.

Além disso, na divisa de Bertioga com São Sebastião, na Praia de Boracéia, estão as Terras Indígenas do Rio Silveira, onde vivem cerca de 500 índios guaranis. A aldeia mantém viva sua cultura, com danças, músicas, culinária e artesanato típico.

“O turismo de base comunitária (TBC) no nosso município desempenha um papel fundamental na promoção do desenvolvimento sustentável e na preservação da cultura local. Com o TBC também temos geração de emprego e renda ocasionando um crescimento econômico, principalmente durante o período de baixa temporada, além de dar o devido destaque para as tradições, a gastronomia, a música e as artes locais, enaltecendo assim a rica cultura sebastianense e os caiçaras. A cidade também foi reconhecida recebendo o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade na categoria ‘Turismo de Base Comunitária: valorizando a cultura caiçara’, além de ser bicampeã do Prêmio Top Destinos Turísticos na categoria ‘Turismo Social’.” ressalta a secretária de Turismo de São Sebastião, Adriana Augusto Balbo.

Enquanto Ubatuba, entre outras atividades, oferece uma experiência única com a Vivência Indígena na Aldeia Boa Vista, promovendo a interação direta com a cultura do povo Guarani Mbyá e incluindo atividades como trilhas, visitas à casa de reza, oficinas de arte e momentos de aprendizado sobre a história e os costumes do povo.

"A promoção do turismo de base comunitária na baixa temporada é fundamental para o desenvolvimento sustentável de destinos turísticos. Essa abordagem valoriza a cultura local, promove a inclusão social e econômica das comunidades, e contribui para a preservação do meio ambiente. Além disso, o turismo de base comunitária na baixa temporada ajuda a diversificar a oferta turística, reduzindo a sazonalidade e gerando benefícios econômicos mais equitativos ao longo do ano", acrescenta o secretário do Turismo de Ubatuba, Luís Carlos da Silva Frade.

Ou seja, estas iniciativas destacam o compromisso do consórcio turístico e de seus municípios integrantes com práticas de turismo que não apenas respeitam, mas também valorizam a cultura local e o meio ambiente, reforçando a posição do Litoral Norte de São Paulo como destino de turismo sustentável e responsável no Brasil.

Conheça as principais experiências para desfrutar o melhor do Litoral Norte de São Paulo e acesse mais detalhes de cada município da região em: https://circuitolitoralnorte.tur.br/experiencias.

Nenhum comentário: