quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Cia Candongas exibe no YouTube a peça "Mitos - O Folclore do Mestre André"

 


Espetáculo infantil terá quatro sessões e é uma adaptação da obra de Marcelo Xavier
 

Boitatá, Saci Pererê, Lobisomem, Curipira, Boto e Mula-sem-cabeça. Com certeza você já ouviu falar deles. E neste final de semana, a Cia Candongas vai desbravar o universo folclórico em um espetáculo dedicado às crianças que reúne todos esses personagens. 

Trata-se da peça "Mitos - O Folclore do Mestre André, uma adaptação dos livros "Mitos" e "Crendices", ambos da coleção "O Folclore Mestre André" de autoria do escritor e multiartista Marcelo Xavier. A exibição será em quatro sessões e será transmitida no canal do YouTube da Cia Candongas. No sábado e no domingo, serão duas exibições por dia, às 11h e às 16h.

Montado em 1999, o espetáculo é apresentado por um personagem folclórico, pertencente a uma canção popular, chamado Mestre André. Na construção do personagem, Marcelo Xavier uso toda a sua experiência com o público infantil para criar o visual curioso de um contador de histórias que parece saber um pouco de tudo. 

A partir dos casos desse contador inquieto, surgem diversas cenas que reúnem as narrativas tradicionais dos mitos. Nelas, seres humanos comuns (de carne e osso) têm a sua rotina de vida alterada quando encontram estes personagens. O público de diferentes gerações revive os casos que já ouviu da boca dos parentes mais velhos. É possível saber como encontrar o Saci ou porque o Boitatá aparece. 

Além dos dois, o espetáculo fala sobre mais quatro mitos: o Lobisomem, o Curupira, o Boto e a Mula-sem-cabeça. Para chegar a esse resultado, Marcelo Xavier mergulhou em uma intensa pesquisa sobre os mitos e as crendices populares, o que traz para o texto um caráter didático e um grande potencial dramático, fato que motivou o artista a realizar a adaptação para a cena. 

"Mitos - O Folclore do Mestre André" lembra a todos que o povo brasileiro tem uma cultura rica e fascinante. Ao assistir ao espetáculo, as crianças poderão assimilar com prazer toda esta riqueza, criando laços mais fortes com as próprias raízes. O espetáculo recebeu da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil a qualificação de "Altamente recomendável" e já assistido por mais de 250 mil espectadores. 

A direção é de Marcelo Xavier e Cia Candongas. Xavier é responsável também pelos adereços e cenário. O elenco é formado pelos atores Antônio Rodrigues, Cláudia Henrique, Guilherme Théo, Gustavo Bartolozzi e Miguel Safe. A trilha sonora é de Ladston Nascimento, Cláudio Dias e Juliana Serra do Estúdio Áudio-Arte. Cleverson Eduardo é o técnico de luz e som. E produção é de Juliana Ribas.

Nenhum comentário: