Tarcisio Dias*
Para muitos o futuro do automóvel é elétrico. Essa afirmação que nos faz lembrar tempos passados parece que agora será realmente a realidade. A tecnologia evoluiu bastante e temos os recursos para uma nova matriz energética dominar a mobilidade do transporte mundial, a energia elétrica.
Recebemos diariamente muitas dúvidas e vamos aproveitar o lançamento do Audi E-tron, primeiro veículo 100% elétrico da fabricante alemã no mercado brasileiro, para responder as principais perguntas quando o assunto é carro elétrico.
Existe diferença entre um veículo 100% elétrico e um híbrido? Sim. O veículo 100% elétrico possui apenas motores elétricos que são alimentados pelas baterias, enquanto um híbrido possui dois tipos de motores: um elétrico e um a combustão.
Como funciona a regeneração de energia? A regeneração ou recuperação de energia funciona da seguinte forma: ao remover o pé do acelerador, o motor deixa de consumir e passa a gerar energia. No caso do Audi E-tron existem 3 níveis de recuperação de energia: 0 ou sem resistência, então o motor funciona na “banguela”; 1, o motor apresenta uma leve resistência recuperando um pouco de energia para a bateria; e 2, o motor apresenta uma maior resistência, recuperando mais energia para a bateria.
É perigoso lavar um veículo elétrico? Irei receber uma descarga elétrica? Não há nenhum risco de receber uma descarga elétrica ao lavar o Audi e-tron.
Posso utilizar um veículo elétrico quando está chovendo? Sim, o veículo é totalmente isolado, e tanto o motorista como os outros ocupantes estão totalmente seguros.
Veículo elétrico faz algum ruído? Os veículos elétricos são extremamente silencioso. O som mais perceptível para os passageiros é aquele gerado pelo rolamento do pneu no asfalto, porque o motor elétrico praticamente não produz nenhum tipo de ruído.
E como é o desempenho de um veículo elétrico para aclives muito acentuados? Excelente. Os veículos elétricos têm grandes vantagens uma vez que não têm perda de torque por fluxo de calor como acontece com motores a combustão. No caso do Audi E-tron temos 664 Nm de torque e 300kW (408cv) de potência.
O veículo elétrico é mais resistente à água que um veículo à combustão? Não. Um veículo elétrico possui as mesmas características de vedação que um modelo a gasolina. Em caso de enchente, a recomendação é não enfrentar o ponto de alagamento para qualquer tipo de veículo.
Caso necessário, o reboque do carro é realizado de forma convencional ou há algum procedimento diferente? Se a bateria descarregar é possível rebocar de forma convencional, como em um guincho ou plataforma.
Carros elétricos atraem raios? Não. Carros elétricos não atraem raios.
O que rende mais: um tanque cheio de combustível ou uma bateria 100% carregada? Veículos elétricos são mais eficientes do que veículos a combustão. Em palavras simples: 100 km em um veículo elétrico podem ser alcançados com aproximadamente 20 kWh e os mesmos 100km no motor a combustão deve consumir cerca de 10 litros de gasolina. Neste sentido, será necessário checar o valor do kWh da sua cidade e o valor do combustível para se chegar a uma resposta mais precisa. Em linhas gerais a economia fica em torno de 70% para o veículo elétrico.
O que faço ao viajar longas distâncias? Onde recarrego o veículo elétrico? Qual a autonomia do Audi e-tron? A Audi do Brasil, em conjunto com outras montadoras e empresa de energia, está trabalhando no desenvolvimento de uma rede de recarga ultra rápida. Serão no total 30 pontos de recarga de no mínimo 150kW. Essa será a maior e mais potente rede para veículos elétricos da América Latina. Além disso, a Audi do Brasil vem desenvolvendo parcerias com algumas localidades (shopping, hotéis, restaurantes, clubes, etc) para viabilizar a instalação de carregadores AC. O veículo também pode ser conectado a qualquer tomada do país e recarregar – neste caso é esperado que o tempo de recarga seja mais demorado, portanto é importante um planejamento prévio da viagem. Pelo ciclo WLTP a autonomia é de 436km.
Qual o fator que mais influencia na autonomia? O principal fator que influencia a autonomia do veículo é o comportamento do motorista ao dirigir e neste caso aqui também vale a comparação com veículos a combustão. Dirigir de forma mais “agressiva” irá consumir mais bateria do veículo.
Por que o veículo está mostrando 300 km de autonomia se a bateria está cheia? Baseado no comportamento do motorista ao dirigir o veículo automaticamente calcula qual seria a autonomia esperada de acordo com o histórico. É importante lembrar que a medição de autonomia de 436km é considerando o ciclo WLTP.
É possível rebocar um trailer com um carro elétrico? Sim. Assim como um veículo convencional, um carro elétrico pode rebocar um trailer desde que tenha capacidade para isso. Importante considerar que, ao carregar mais peso, o esforço será maior e, consequentemente, a autonomia será menor.
Quanto aumentará minha conta de energia elétrica ao carregar um veículo elétrico na minha casa? Depende de qual é o consumo do cliente atualmente. Se você recarregar o equivalente a uma bateria por semana você estará consumindo 95kWh, ou seja, no total serão 380kWh para carregar o veículo durante 4 semanas. É importante frisar que o aumento do consumo de energia residencial deve ficar muito distante do custo pago pelo cliente para abastecer o veículo com gasolina.
Em grandes congestionamentos, há risco de o veículo ficar sem bateria? Em um congestionamento existe um consumo mínimo da bateria para manter os equipamentos de conveniência e entretenimento em funcionamento, como ar-condicionado, sistema de som, faróis, etc. O risco de ficar sem energia é equivalente a ficar sem combustível. Neste caso a grande vantagem é que os motores elétricos são mais eficientes e não consomem combustível como ocorre em um veículo a combustão.
Posso recarregar um veículo elétrico em casa? Sim, para a maioria dos proprietários de carros elétricos esta é a solução mais comum.
Quanto tempo demora para carregar meu veículo em uma estação de recarga rápida? Considerando uma estação de recarga rápida de 150kW leva-se aproximadamente 30 minutos para uma recarga de 0% a 80% da bateria.
Existe uma forma de carregar um veículo elétrico sem uma fonte externa de energia? Veículos elétricos precisam de uma fonte externa de energia para carregar. O Audi e-tron possui um sistema de recuperação de energia muito eficiente que funciona em 3 níveis e é capaz de recuperar até 30% de energia.
É possível pôr um veículo elétrico (BEV) a trabalhar com bateria auxiliar? Em um veículo elétrico (BEV) é proibido utilizar auxílio de arranque e pôr a trabalhar com bateria auxiliar. O veículo não pode receber nem dar auxílio de arranque. Em caso contrário são possíveis danos graves na eletrônica.
Devo esperar até que a bateria do carro descarregue para recarregá-la? Não é necessário esperar que a bateria do veículo se descarregue por completo para realizar uma recarga. As baterias de lítio em veículos elétricos se beneficiam de cargas parciais e não perdem autonomia executando pequenos intervalos de recarga.
Até quanto devo carregar o e-tron? Para uso diário e pequenas distâncias, recomendamos ajustar o nível de carga para 80%. Para viagens de longas distâncias, recomendamos ajustar o nível de carga para 100%, visando maior autonomia. Tudo isso pode ser controlado através de aplicativo no celular.
O que faço se a bateria do meu veículo ficar sem carga? Assim como no caso de pane seca para veículos a combustão, caso a bateria do Audi e-tron tenha sua carga esgotada, a melhor opção é chamar o guincho para transportar o veículo até um local para efetuar uma recarga.
A manutenção de um veículo elétrico é mais barata? A manutenção de um veículo elétrico é mais barata do que veículos a combustão. Uma vez que não é necessário substituir elementos como filtro de óleo, filtro de ar, velas de ignição ou óleo do motor, a manutenção é basicamente para calibração e inspeção dos sistemas elétricos do veículo.
Quanto tempo preciso para carregar o veículo elétrico? Depende da potência e tipo do carregador além da infraestrutura que atende a este carregador.
Vamos para o Audi e-tron. Ele permite uma recarga de até 11kW por hora em carregadores AC. Já para carregadores DC a potência máxima de recarga é de 150kW. O mais comum é que o cliente consiga ter em casa um carregamento de aproximadamente 7,2kW, sendo possível recarregar o e-tron de 0% a 100% em aproximadamente 13hs. No entanto, é muito importante frisar que o cliente pode carregar o veículo diariamente.
Um exemplo interessante é o caso do cliente que roda 40km/dia. Em um carregador AC de 7,2kW será necessário cerca de 1h15 para “completar” a bateria. Caso o carregador tenha 3,6kW será necessário o dobro do tempo, ou seja, 2h30. Mesmo em uma tomada residencial 220V é possível em cerca de 4 horas “completar” a bateria.
* Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.
Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês. http://mecanicaonline.com.br/wordpress/category/colunistas/tarcisio_dias/.
Nenhum comentário:
Postar um comentário