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terça-feira, 18 de novembro de 2008

ALPHA AUTOS 37ªEDIÇÃO - ALPHA SERVIÇOS



Pneus: quantos quilômetros eles rodam?


Esta pergunta que nem sempre pode ser respondida

Por Maurício Marques Macedo*

Uma série de fatores pode influenciar o bom desempenho dos pneus, que se iniciam desde a tampinha de válvula e vão até a alta velocidade na tomada de uma curva. Alguns se enganam em acreditar que rodar com os pneus com a pressão abaixo da especificada pelo fabricante vai deixar o carro mais macio, não prejudicará a suspensão, os amortecedores etc. Há quem acredite que a pressão acima da recomendada aparentemente deixa o carro mais veloz. A verdade é que devemos utilizar sim a pressão indicada pelo fabricante e observar periodicamente, preferencialmente uma vez por semana, como está a pressão.

Veja algumas recomendações sobre a calibragem dos pneus:

1) Quando e por qual motivo devo calibrar os pneus?
Recomenda-se a calibragem dos pneus à frio, ou seja, quando o veículo está parado há uma hora, no mínimo, e o veículo não rodou mais de três quilômetros em velocidade reduzida

2) Quando for necessário retificar as pressões com os pneumáticos quentes não desinflar e aumentar 4 PSI (0,3 BAR) às pressões recomendadas. Assim que tiver oportunidade verifique as pressões com o pneu frio.

3) Respeitar as diferenças de pressões entre eixos.

Curiosidades: pressão dos pneus fora das estradas

Na maior parte dos casos é permitida manter as pressões adotadas no uso urbano e nas estradas. Porém em condições extremas valem as seguintes regras:

- Lama: é permitido reduzir a pressão para aumentar a área de contato do pneu com o solo (capacidade de flutuação)

- Rocha: manter a pressão normal. Reduzi-la significa aumentar o risco de "picotar" a banda de rodagem ou até cortar o pneu lateralmente

- Areia: sobre areia não compactada é permitido reduzir a pressão dos pneus para aumentar a tração

- Água: manter a pressão normal porque não será possível ver os obstáculos submersos.

Nas próximas edições colocaremos outros assuntos que ajudam a melhorar o desempenho dos pneus do seu carro, além de outros assuntos interessantes.

*Mauricio Marques Macedo é gestor e consultor em manutenção preventiva de frotas desde 1983; consultor técnico de pneus e consultor técnico e mecânico da rede Terra Racing; email mauricio.0408.macedo@bol.com.br


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