Campanha AACD Teleton 2021

Cursos Mecânica Online

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

ALPHA AUTOS 32ªEDIÇÃO - ALPHA ESPORTES

Valdeno Brito vence corrida milionária na Stock

Paraibano garante classificação, primeira vitória e casa em Londrina

Matéria: Edmur Hashitani / Foto: Fábio Oliveira - BeePress

Valdeno Brito é o mais novo milionário do país. O paraibano de 34 anos venceu a sétima etapa do campeonato brasileiro de Stock Car, chamada de A Corrida de Um Milhão de Dólares e que distribuiu o maior prêmio do esporte nacional.

Único representante do nordeste brasileiro na Stock, Brito não teve vida fácil para garantir a bolada. Pilotando o carro 77 da equipe Medley / A.Mattheis, ele passou por dificuldades no início da prova, que teve início ainda com pista molhada. Largando na terceira posição, ele não conseguiu acompanhar o ritmo dos líderes Cacá Bueno e Allam Khodair, e à medida que o traçado ia secando, a pressão de Antônio Jorge Neto aumentava.

No mesmo grupo, Ingo Hoffman, Luciano Burti e Thiago Camilo lutavam por posições, até Burti tocar Ingo. Burti voltou a se envolver em um acidente, tocando Jorge Neto, que rodou. O paulista acabou recebendo uma advertência, mas não foi punido.

O cenário só começou a mudar a partir do primeiro pit stop. A segunda parte da corrida foi marcada pelo conservadorismo da maioria dos pilotos, que guardavam equipamento para o final da prova. Cacá Bueno liderava com folga e as poucas mudanças ocorreram em função do abandono de seu companheiro, Jorge Neto, com problemas eletrônicos. Outra mudança após a parada foi o aparecimento de Alceu Feldman na segunda posição. Largando na 25ª posição, ele assumiu riscos e foi o único a sair com pneus para pista seca.

Quando a segunda janela de paradas teve início, Valdeno Brito começou a voar baixo e reduzia a diferença para Cacá Bueno a cada volta, até o carro do carioca apresentar problemas na bomba de gasolina. Brito se aproveitou da falha mecânica de seu rival e assumiu a liderança para garantir sua primeira vitória na carreira. De quebra, o paraibano garantiu a classificação antecipada para a fase de playoffs da categoria.

O pódio foi completado por Luciano Burti, da Sky Racing, e o novo líder do campeonato, Marcos Gomes, da Medley / A.Mattheis.

Sobre o prêmio, o vencedor afirmou que o dinheiro será dividido em três partes. Uma para a equipe, outra para alguns patrocinadores e a terceira para terminar de construir sua casa em Londrina. Valdeno ainda recebeu mais R$ 40 mil da Chevrolet e da organizadora do campeonato.

Rápidas

Massa voltou de vez à briga pelo título da Fórmula 1, ao vencer a prova de Valência, no dia 24 de agosto. Agora, o brasileiro está apenas 6 pontos atrás de Hamilton. No entanto, a Ferrari está sendo olhada com desconfiança, já que mais uma vez um motor não resistiu até o fim da corrida. O propulsor de Kimi Räikkönen estourou faltando 12 voltas para o término do GP.

 

Na Indy, Justin Wilson venceu e deixou Castroneves mais longe do título. A vitória foi dada após uma decisão errada da direção de prova, que puniu o brasileiro por fechar o inglês duas vezes. A manobra só foi reprisada após o encerramento da prova, mostrando que o piloto da Penske moveu-se apenas uma vez. Agora Hélio precisa vencer a corrida e torcer para que o líder Scott Dixon chegue apenas em décimo, para faturar o campeonato.

 

Na etapa inaugural da Fórmula Superliga, o Flamengo, pilotado pelo brasileiro Tuka Rocha subiu ao pódio na segunda bateria. Já o Corinthians, que teve o carro guiado pelo espanhol Andy Soucek abandonou as duas provas. Para o restante da temporada, Antônio Pizzonia assumirá o bólido de Pq. São Jorge. Na classificação geral, o time da Gávea está em 7º e o Corinthians em 14º. As provas foram vencidas por Beijing Guoan da China e Sevilla da Espanha.

Nenhum comentário: