Campanha AACD Teleton 2021

Cursos Mecânica Online

quinta-feira, 17 de março de 2022

Becomex colhe os frutos da sua nova cultura organizacional




Empresa comemora 15 anos de atividades neste ano com planos de expansão para a América do Sul

A Becomex manteve forte ritmo de crescimento, com aumento de 20% em 2021 e faturamento recorde de 124 milhões de reais no período. Esse resultado foi alcançado graças ao aumento do portfólio de clientes dos mais diversos setores da economia no Brasil, mesmo diante de grandes desafios impostos pela pandemia do Covid-19. O sucesso e o crescimento contínuo da empresa estão diretamente relacionados à economia alcançada para os seus clientes ao longo dos últimos anos.


“Estamos no caminho certo para atender o mercado brasileiro e nos cercamos de ações estratégias para seguir como uma das mais especializadas empresas nacionais nas áreas fiscal, tributária e aduaneira, com atuação ampla em toda a cadeia produtiva”, disse Marcos Bregantim, CEO da empresa. Para o executivo, o maior mérito dessa conquista está na expertise da equipe de colaboradores, que possuem qualificação para atender demandas específicas de todos os segmentos de atuação da Becomex.

A Becomex integra uma série de soluções e conhecimentos que vem contribuindo fortemente para o aumento da competitividade de seus clientes. O principal foco é a redução dos custos tributários, respeitando as regras de compliance. Para isso, a empresa modernizou sua infraestrutura, ampliando de cinco a sete vezes sua capacidade de processamento de dados. Essa ampliação vai contribuir para uma perspectiva de crescimento de no mínimo 30% em 2022, com faturamento previsto de cerca de 300 milhões de reais até 2025.

Nova cultura organizacional contribuiu com recorde de crescimento

De acordo com Marcos Bregantim, ao criar um ambiente organizacional positivo, inclusivo e diversificado, a Becomex ganhou em eficiência e melhorou significativamente o índice de satisfação de seus clientes. “Em 2022 a Becomex comemora 15 anos de atividades com novas metas de negócios para o Brasil e América do Sul”, prevê. Para isso, a empresa aumentou sua equipe com 137 novos colaboradores que deram maior suporte a chegada de 141 novos clientes de médio e grande porte, dos mais diversos segmentos da economia no Brasil. “Entendemos que valorizar e dialogar abertamente com todos do time contribuiu fortemente para o nosso crescimento”, comenta.

Desde o início dessa década, a Becomex teve sua estrutura readequada e passou por uma nova cultura organizacional. “Os investimentos foram diretamente destinados a pessoas, processos e gestão, três pilares fundamentais que vêm impactando positivamente o faturamento da empresa, que apresenta crescimento ano a ano. Em 2019 foram 79 milhões de reais em faturamento, enquanto em 2020 foram 103 milhões de reais. O recorde foi atingido em 2021, com 124 milhões de reais”, analisa Bregantim.

A base de clientes, que já superava mais de mil grupos econômicos, entre eles as maiores empresas do País, contou durante o ano de 2021 com a realização de 32 lives abertas ao mercado, agregando conhecimento técnico de grande utilidade ao público de interesse, com destaque a nove parcerias e alianças que foram fechadas durante o período pela Becomex. Além disso, a empresa realizou quinze encontros com empresas e parceiros argentinos em 2021 que contribuíram para a expansão internacional da Becomex na América do Sul.

Fusões, aquisições e parcerias para dar ampla cobertura ao mercado

Uma das razões das boas perspectivas são as alianças e parcerias, fusões e aquisições que já apresentaram resultados. Em 2021 aconteceu a importante fusão junto à Lean OEA, que contribuiu para a expansão e liderança da Becomex nos processos de Trade Compliance no Brasil e permitiu à empresa passar a ter representação na América Latina e Estados Unidos.

Entre as parcerias de maior destaque estão a CAMBRAS – Cámara de Comercio, Industria y Servicios Argentino Brasileña de la República Argentina, uma associação civil sem fins lucrativos, fundada em 1915 e a PECEGE. Com a CAMBRAS, o objetivo foi o de estabelecer laços com uma organização que já adquiriu tradição na promoção e desenvolvimento das relações comerciais, sociais e culturais entre o Brasil e a Argentina. Por outro lado, a PECEGE Projetos - Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas dedicada ao levantamento de dados, publicações e projetos na área de economia e gestão de negócios, em que o objetivo foi de auxiliar produtores e indústrias na busca por alternativas que visem aumentar a competitividade das empresas.

“Assim como aconteceu com a Lean OEA, sempre que entendermos que uma companhia pode contribuir com o nosso propósito, certamente nos interessaremos por uma atuação conjunta”, explica Bregantim.

Nove bilhões de reais em economia para setores estratégicos

Valendo-se dos serviços e soluções oferecidos pela Becomex, empresas dos segmentos Automotivo, Óleo, Gás e Energia, Agronegócio e Indústria de Transformação já conseguiram economizar nove bilhões de reais ao longo dos últimos 14 anos. Em 2021 esses segmentos passaram por significativas transformações. No Agronegócio, a Becomex desenvolveu uma estratégia de uso integrado dos Regimes Especiais junto às cadeias de fornecimento e oito novos projetos para empresas do setor.

No setor automotivo, a Becomex conquistou o “Prêmio Transformação Digital”, promovido pela Automotive Business, mídia especializada no setor. O case premiado foi o “Becomex Lab”, área responsável por criar e manter a tecnologia que dá sustentação às linhas de negócios da Becomex, além de 30 new names e 125 novos contratos.

No segmento de Óleo, Gás e Energia destaque para a implementação da gestão END-TO-END, metodologia que apoia as empresas do segmento, trazendo agilidade para tomadas de decisão, com iniciativas que integram toda a cadeia produtiva do setor. Com as soluções, a Becomex alcançou 100 milhões de reais em economia para as empresas do segmento.

Nenhum comentário: