sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Renault Zoe E-Tech é a mobilidade do presente




Modelo é oferecido em duas versões e tem autonomia de até 385 quilômetros

Na virada do século 21, falar de carro 100% elétrico era considerado um assunto do futuro. Hoje, tornou-se uma realidade e já faz parte da mobilidade do presente, inclusive aqui no Brasil com a oferta de alguns modelos com este tipo de motorização, como o Renault Zoe E-Tech, que tivemos a oportunidade de conhecer e avaliar.


O modelo francês é oferecido nas versões Zen, de entrada e com preço a partir de R$ 204.990,00 e a Intense, a topo de linha com preço a partir de R$ 229.990,00. Muito silencioso, o modelo conta com uma motorização com 135 cavalos-vapor de potência e uma autonomia de aproximadamente 385 quilômetros.


Bateria e recarga

O Zoe E-Tech se beneficia de uma bateria Z.E. 50 que permite uma recarga rápida com corrente contínua, complementando todas as opções de recarga possíveis com corrente alternada, tanto em casa como em locais públicos.


O aumento da capacidade energética não resultou em qualquer mudança no tamanho da bateria, mantendo o conforto interno do veículo. A nova bateria Z.E. 50 também proporciona uma nova vantagem: a capacidade de entregar uma corrente de intensidade maior, que contribui para a performance do novo motor R135.

O Zoe E-Tech se beneficia também de uma funcionalidade de recarga sem equivalentes. O número de eletropostos em áreas públicas tem aumentado e o Zoe tem capacidade para aproveitar o melhor de cada terminal AC até 22 kW. Desde que foi lançado, o Zoe é o veículo elétrico que se recarrega mais rápido em postos de recarga. O Zoe deve esta funcionalidade única ao seu carregador Caméléon. Em vez de utilizar dois circuitos elétricos diferentes para a recarga e a tração, a Renault conseguiu reunir as duas operações com a mesma eletrônica, para obter uma recarga flexível, mantendo os custos sob controle.

Agora, uma novidade passa a complementar esta performance: o Zoe inclui uma opção de recarga com corrente contínua (DC). Instalado entre o grupo motopropulsor elétrico e a bateria, este sistema permite fazer uma recarga de até 50 kW da bateria em terminais DC. Esta nova opção de recarga se adapta aos trajetos mais longos, principalmente em rodovias.


Design do Renault Zoe E-Tech

Um dos destaques do Renault Zoe E-Tech é a sua iluminação full LED, que oferece uma luminosidade 75% mais potente em comparação com as lâmpadas halógenas, com um consumo energético mínimo.

O modelo, além de não gerar nenhuma emissão na utilização, conta com materiais sintéticos 100% provenientes da reciclagem, inclusive nas partes visíveis do interior, como os revestimentos, criados de acordo com o conceito da economia circular, e as peças em polipropileno reciclado.


A frente da carroceria conta com contornos do capô que convergem para um losango aumentado e alinhado, que se abre sobre a portinhola de recarga. O formato do para-choque integra adornos cromados na entrada de ar frontal, na grade e nos faróis de neblina, valorizando a parte frontal inferior. Já as entradas de ar laterais reforçam as qualidades aerodinâmicas do veículo.

Empregando a famosa assinatura luminosa em formato de C comum a todos os novos veículos da marca Renault, os novos faróis full LED dão a ele um visual expressivo


Do lado de dentro, o revestimento tem aspecto fosco do painel e localizado abaixo da tela do sistema multimídia Renault Easy Link, o console central integra as novidades tecnológicas lançadas pela Renault no Zoe E-Tech, como o freio de estacionamento automático.

O modelo traz nas duas versões um quadro de instrumentos digital de dez polegadas para o condutor, com definições e funcionalidades inigualáveis no segmento. O equipamento inclui, entre outras funcionalidades, todos os parâmetros específicos da motorização elétrica, começando pelo indicador de consumo, que incentiva a eco-condução. O condutor pode personalizar as cores do mostrador e a apresentação das diferentes informações na tela.


A tela multimídia touchscreen de sete polegadas que prolonga o console central permite acessar todos os recursos de navegação e entretenimento. Ela controla as principais regulagens do veículo, dos diferentes dispositivos de assistência à condução à personalização das cores de exibição da tela de 10 polegadas localizada no quadro de instrumentos, em frente ao condutor. O sistema multimídia Renault Easy Link permite conectar o smartphone e espelhar aplicativos via Apple CarPlay e Android Auto.

O painel de bordo foi totalmente redesenhado e adota um novo revestimento que é ao mesmo tempo suave, macio e com qualidade premium. No centro, a faixa horizontal que emprega o tecido dos revestimentos internos contribui para criar uma atmosfera aconchegante e confortável. Disposição, escolha dos materiais, integração das diferentes telas: todo o painel de bordo foi revisto para melhorar significativamente a qualidade dos acabamentos.

Na parte traseira, os passageiros contam com um amplo espaço, graças a uma elevação central mínima. O porta-malas de 338 litros e o banco traseiro rebatível contribuem para a grande capacidade de carga.

O modelo é oferecido nas cores azul Céladon, vermelho Flamme, branco Quartz, cinza Highland, cinza Titanium e preto Etóile.













Nenhum comentário: