sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Pets precisam de cuidados específicos durante a Primavera




Insetos, plantas tóxicas e alergias são mais comuns nessa estação

Com a chegada da Primavera, que começou no último dia 22 de setembro, é preciso manter os Pets protegidos, pois a estação mais colorida do ano é sinônimo de alergias, irritação e pode elevar o risco de intoxicação. Portanto, para quem tem Pets em casa, esse também é um momento que exige bastante atenção e cuidados.

Priscila Rizelo, Médica-Veterinária e Coordenadora de Comunicação Científica da Royal Canin, faz um alerta importante. "Assim como nós, os pets também podem ter alergias que se agravam nesta época. Além disso, parasitas externos são mais comuns durante esta estação do ano, e além das irritações na pele, são responsáveis pela transmissão de diferentes doenças, podendo algumas delas até mesmo agravarem quando não diagnosticadas a tempo."

Alguns pets sofrem com alergias respiratórias, causado por poeiras, fungos e pólen. Entretanto, a manifestação é diferente da dos humanos. Em vez de espirrar, os gatos e cães tendem a desenvolver coceiras e irritações de pele.

Isso ocorre, pois, ao ter contato com o alérgeno, o organismo desencadeia uma reação alérgica, ou seja, uma hipersensibilidade na pele, causando sintomas como vermelhidão, coceira, descamação e outras lesões. Para tentar acalmar o local, o Pet acaba lambendo e coçando a região, provocando feridas e irritações.

Para amenizar o problema, algumas medidas de prevenção devem ser adotadas, como limpar as patinhas dos pets ao voltarem dos passeios, manter a umidade do ambiente nos dias mais secos e deixar sempre à disposição água fresca. O tutor também deve evitar passeios em locais com uma grande quantidade de flores, que se proliferam nesta estação, para minimizar o contato do animal com o pólen.

Além disso, manter a cama e os locais favoritos de descanso do Pet limpos ajuda a remover a poeira e a caspa, um terreno fértil para parasitas que causam coceira. Os cães também devem tomar banho para ajudar a remover agentes irritantes da pele, mas sempre com um xampu adequado para eles. Já os gatos não devem tomar banho regularmente.

Loções hidratantes também podem ajudar. Enquanto cuidados com a pele realizados, é importante prestar atenção a qualquer arranhão. Se foir percebido algum machucando, é hora de uma visita ao Médico-Veterinário.

Outro agravante desta estação é o aumento da incidência de parasitas externos, como pulgas, carrapatos, moscas e pernilongos. Eles são os responsáveis pela transmissão de doenças que, se não diagnosticadas a tempo, podem ser fatais.

"Nesta época do ano, os passeios com os gatos e cães são mais frequentes, por isso, deve-se manter a aplicação do ectoparasiticida em dia", indica Rizelo.

Além disso, é preciso ter cuidado também com abelhas e formigas que, apesar de não serem insetos transmissores de doenças, podem ocasionar crises alérgicas nos pets através de suas picadas.

Por último e não menos importante, os pets são seres curiosos que adoram novidades e a primavera é a melhor época para deixar a casa mais colorida com plantas e flores. Porém, é preciso saber que algumas espécies de plantas possuem substâncias que são tóxicas para os animais, podendo colocá-los em risco, caso entrem em contato direto com essas plantas ou ingerirem uma parte delas.

As plantas tóxicas mais comuns são lírios, dama da noite, hera, glicínia, espada de são jorge, comigo-ninguém-pode, costela de adão, jiboia, copo de leite, samambaia, violeta, hibisco, avenca, tulipa entre outras. Mas isso não significa que não se pode ter elas em casa, mas é importante ter o cuidado de deixá-las em um local longe do alcance do Pet.

E, para não correr qualquer risco, existem alternativas que não causam danos, como a orquídea, além de ervas como hortelã e manjericão. A valeriana ainda tem propriedades calmantes e pode ser uma boa escolha para Pets agitados.

Nenhum comentário: