domingo, 26 de julho de 2020

Dispositivo combate com eficiência plantas indesejadas e ervas daninhas




Thor utiliza descargas elétricas em diversos locais de cidades, como calçadas, canteiros e até em ciclovias 

Um equipamento de capina elétrica já é realidade em utilização urbana justamente com viés sustentável: o Thor combate as plantas indesejadas e ervas daninhas através de descargas elétricas.


“Acoplado a um trator ou caminhão, a nossa capina elétrica chega até a atingir 1,5 metro de profundidade e mata de vez a planta incômoda por aquecimento e evaporação de toda a sua parte líquida”, explica Emílio Garnham, diretor comercial da Zasso, fabricante do equipamento.

Com inédita tecnologia mundial, o equipamento respeita as crescentes restrições de órgãos reguladores como a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), ao uso de herbicidas nocivos ao ambiente urbano e rural.

Ele utiliza descargas elétricas controladas de alta tensão para eliminar os brotos e raízes mais profundas, que geralmente não são atingidas pelos herbicidas comuns. 

As descargas são ajustadas para erradicar as plantas sem causar nenhum prejuízo ao solo, à fauna e à flora local, tendo como foco somente as ervas daninhas a serem eliminadas. 

Este novo método já comprovou sua maior eficiência em aplicações urbanas, rodoviárias e agrícolas de diversos países da Europa, e começou a ser testado também por algumas prefeituras de municípios brasileiros.

O diretor comercial da Zasso frisa ainda outras vantagens do novo sistema. Segundo ele, “com a eliminação definitiva da planta invasora, ao contrário da capina manual que atinge só a superfície e dura apenas 20 dias, a elétrica chega a ficar de 70 a 90 dias sem precisar de outro repasse. Assim, a economia gerada chega a ser de 5 a 10 vezes por custo hora/m² em favor do nosso equipamento, dependendo da execução da capinagem”.









Nenhum comentário: