terça-feira, 7 de dezembro de 2010

MobiU, um novo caminho para o mercado mobile


Empresa transforma o celular em um novo canal de mídia

A MobiU chega ao mercado com novas soluções para marketing mobile. Com uma equipe de profissionais de alto nível, a empresa nasceu para atender uma nova demanda existente que pretende se comunicar por novos canais de mídia com o cliente que utiliza o celular.

O diferencial da MobiU está na sua forma de trabalhar. A maioria dos clientes já entenderam a necessidade de realizar ações de marketing mobile, porém, por ser ainda uma nova mídia a ser explorada, muitos não sabem por onde começar. A MobiU oferece uma solução completa, desde o planejamento, customização do aparelho, até a chegada do produto ao consumidor final por meio parcerias com redes nacionais e regionais de varejo.

A grande inovação que a MobiU traz ao mercado é a transformação do aparelho celular em uma nova plataforma de comunicação. No Brasil, só no ano de 2009, foram vendidos 50 milhões de aparelhos que chegaram aos consumidores sem uma plataforma de comunicação entre o usuário e marcas.

Muito mais do que customizar um celular, a MobiU transformou  o aparelho  em uma plataforma de comunicação e desenvolveu um inovador canal de publicidade que faz do próprio conteúdo embarcado uma nova mídia para exposições de marcas e produtos.  Por meio destes canais, os anunciantes poderão interagir com um público específico, relacionado à marca que customizou o aparelho.

Como exemplo, podemos citar o celular do “Programa Pânico”, primeiro projeto lançado pela MobiU. O aparelho conta com um conteúdo embarcado de wallpapers, ringtones, músicas e vídeos exclusivos dentro de uma plataforma de comunicação do “Programa Pânico”.  Ainda nesta plataforma, espaços de mídia e informação estão disponíveis e podem ser comprados por marcas que tenham relação com o público do programa.

Além do Pânico, marcas como Red Nose e M&M´s também desenvolveram celulares customizados pela MobiU que já estão disponíveis nas principais redes de varejo. Assim como o celular do “Programa Pânico”, Red Nose e M&M´s também chegarão ao mercado com plataformas de comunicação que possibilitem a interação entre a marca e o usuário.

A MobiU também investe em conteúdo que pode ser atualizado periodicamente pelo usuário, possibilitando outras receitas para a marca que customizou o aparelho.

A previsão é que em seu primeiro ano em atividade a MobiU tenha disponível um milhão de celulares em circulação com plataformas de comunicação desenvolvidas pela empresa e com possibilidade de interação com todos estes usuários por meio dos canais de comunicação inseridos nestes aparelhos.


Conheça as etapas de um projeto de customização de celular da MobiU:

Planejamento – etapa onde são entendidas as necessidades do cliente e criadas as estratégias;

Plataformas – nesta parte entende-se para qual público será desenvolvido o aparelho e se define o modelo do celular, a plataforma e o conteúdo embarcado que deve ser utilizado na ação. Toda a negociação com as marcas dos aparelhos utilizados são formalizadas pela MobiU.

Customização – etapa onde serão desenvolvidos aplicativos, embalagens, vídeos, wallpapers , entre outros itens que darão um caráter único ao celular;

Placement – um novo canal de mídia desenvolvido pela empresa, que busca dar visibilidade às mais diversas marcas dentro dos aparelhos celulares customizados pela MobiU. Um canal de comunicação com um potencial de alcance de 50 milhões de pessoas (número médio de celulares vendidos no Brasil);

Distribuição – a MobiU possui um amplo relacionamento com as maiores redes de varejo do país, que possibilita o atendimento com coberturas nacionais e também ações específicas em redes segmentadas. A MobiU também acompanha os resultados das vendas, preparando um histórico e acumulando conhecimento para ações futuras da mesma marca.

Mercado Mobile

O setor se encontra em ampla expansão no mundo. Para se ter uma ideia, o aparelho celular é atualmente o eletrônico com maior penetração no planeta, somando mais de 4 bilhões. No Brasil, só em 2009, foram vendidos 50 milhões de aparelhos, sendo que 70% dos usuários que possuem celulares pretendem trocá-lo nos próximos seis meses.

O aparelho celular se transformou em um dos principais objetos pessoais que os brasileiros carregam diariamente, junto com a chave de casa e a carteira. O público que utiliza o celular se diversificou. Atualmente, pessoas das mais diversas faixas etárias e de distintas classes sociais possuem um aparelho no bolso.

Sobre a MobiU

O MobiU foi fundada em abril de 2010 pelos sócios Marcus Vinicius, Gustavo Jaramillo e Gil Bastos. Os três profissionais possuem ampla experiência nos mercados mobile, tecnologia, marketing e varejo, qualificações que possibilitam uma solução completa para o clientes da empresa.

Marcus Vinicius é economista com MBA em Marketing para varejo USP/FIA.
Possui mais de dez anos de experiência no mercado de Telecomunicações, passando pela área comercial de empresas como Nokia e LG, onde atuou como Diretor de Vendas diretamente com as principais operadoras e redes de varejo do Brasil. Foi um dos responsáveis na Nokia pela abertura de mercado de celulares desbloqueados no país. É sócio fundador da MobiU, onde atua como Diretor de Vendas.


Gustavo Jaramillo é formado em Administração de Empresas pela UFRJ com especialização pelo INSEAD. Trabalhou na Pepsi, Philips e Nokia nos últimos 18 anos em várias posições de direção no Brasil e nos EUA. Possui larga experiência em finanças, planejamento, vendas e produto. Gustavo é um profundo conhecedor de tecnologia e soluções mobile. É sócio fundador da MobiU onde atua como Diretor Executivo.

Gil Bastos é economista. Atuando nos últimos 15 anos sempre na área de marketing. Trabalhou para Shell, Souza Cruz, Chivas Regall, iG e Nokia. Participou do inicio da internet no Brasil no lançamento do Portal iG. Foi Head de Comunicação e Marketing na Nokia América Latina, em Miami. Possui grande experiência em Comunicação, Propaganda, Planejamento e Pesquisa. É sócia fundadora MobiU onde atua como Diretora de Marketing e Planejamento.

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