quinta-feira, 11 de setembro de 2008

ALPHA AUTOS 32ªEDIÇÃO - ALPHA NOTÍCIAS

Sérgio Dias


Volkswagen ameaça liderança da Fiat no Brasil

A disputa pelo mercado brasileiro de carros novos acirrou-se em agosto. Com o novo Gol, lançado em julho, a Volkswagen vem recuperando terreno sete anos após perder o posto de número um na lista de maior montadora em vendas no País.
Ao
mesmo tempo em que lançou a nova geração, a Volks oferece bônus para o Gol antigo, vendido a R$ 25,2 mil. No fim do ano, a montadora vai baixar ainda mais esse preço, informam lojistas. A Fiat, que oferecia o Mille a R$ 23,7 mil, lançou na semana passada uma versão com sistema que permite maior economia de combustível, a um preço R$ 500 mais baixo que o anterior.

Produção e vendas de veículos caem em agosto

Pela primeira vez desde maio deste ano, a produção e as vendas de veículos no mercado brasileiro apresentaram queda na comparação mensal. Segundo dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), as vendas de veículos no mercado brasileiro somaram 244,8 mil unidades em agosto, o que representa uma queda de 15,1% em relação a julho. Já na comparação com igual mês do ano passado, houve uma alta de 4%. Com o resultado, no acumulado do ano até agosto, foram comercializados 1,94 milhão de veículos, o que representa uma expansão de 26,4% ante igual período do ano passado.
Ainda segundo a entidade, a produção de veículos caiu 1% em agosto em comparação com julho, para 314,7 mil unidades. Porém, em relação a agosto de 2007, a produção foi 12,6% maior. Nos primeiros oito meses do ano, foram produzidas 2,32 milhões de unidades, com alta de 20,3% sobre igual intervalo de 2007. As exportações totalizaram US$ 1,33 bilhão em agosto, o que significa um aumento de 7,6% em relação a julho e de 6,8% ante agosto de 2007. No período acumulado até agosto, as vendas externas somam US$ 9,44 bilhões, com alta de 9,1% sobre o mesmo período do ano passado.

Com aumento de 82% no acumulado do ano, Renault se destaca no mercado nacional

Enquanto o mercado nacional de veículos começa a apresentar uma redução no ritmo de crescimento, a Renault do Brasil continua com um desempenho de vendas crescente e superior à média do setor. De janeiro a agosto de 2008, a marca comercializou 79.273 veículos, alcançando 82% de crescimento em relação ao mesmo período de 2007 (43.532 unidades). Em quinto lugar no ranking nacional de vendas, a Renault vem apresentando um rendimento três vezes maior do que o mercado automotivo, que elevou as vendas em 26% neste ano. A participação de mercad o da Renault em 2008 é de 4,3%

PSA Peugeot Citroën supera a marca de 100.000 veículos comercializados no                                ano no Brasil

Com o bom desempenho de agosto, quando comercializou 12.124 veículos de  suas  duas  marcas,  a  PSA  Peugeot Citroën superou a marca de 100.000 carros  e comerciais leves vendidos no Brasil em 2008. No total, de janeiro a  agosto,  já  foram comercializados 103.675 veículos das marcas Peugeot e Citroën  no  país. Este resultado é mais uma demonstração do crescimento em ritmo  acelerado  que  o  Grupo  PSA  vem registrando no mercado nacional e consolida cada vez mais a empresa como a quinta maior montadora do Brasil e a primeira entre as “newcomers” (como são chamadas as montadoras instaladas
no país a partir dos anos 90).

O desempenho da PSA Peugeot Citroën no acumulado do ano representa um crescimento  de  33,8%  em  comparação  aos  77.514  carros  de  passeio  e comerciais  leves  vendidos pela empresa entre janeiro e agosto de 2007. No mesmo período o mercado nacional registrou uma evolução média de 26,4%. 

Nenhum comentário: