quinta-feira, 16 de junho de 2022

Ford Ranger revela sua fórmula de off-road: FX4




Versão tem motor com 200 cavalos e maior apelo 4x4

Texto: Sérgio Dias
Fotos: Divulgação

A Ford Ranger sempre foi boa de mercado, tanto que vinha sendo a terceira picape mais vendida do Brasil, atrás apenas das líderes Toyota Hilux e Chevrolet S10 nos anos 2018, 2019, 2020 e 201. Esse ano, no acumulado até maio, foi ultrapassada pela Mitsubishi L200 Triton, mas continua à frente da Nissan Frontier e Volkswagen Amarok.


Talvez o fato de a marca ter deixado de fabricar no Brasil no início de 2021 tenha alguma relação com isso, afinal a confiança numa situação como essa certamente fica abalada. Vale lembrar que a linha Ford Ranger não é fabricada no Brasil e sim na Argentina.

Tivemos a oportunidade de conhecer e avaliar a Ford Ranger FX4, uma versão que busca atender os consumidores que querem uma picape off-road robusta, exclusiva sem abrir mão do requinte, conforto de um topo de linha e reais condições de estar entre as mais vendidas do seu segmento.


Uma curiosidade sobre o nome da versão: ele começou a ser usado no começo dos anos 2000 para identificar o pacote off-road das picapes Ford, formado pela junção de Ford e 4x4. Com o tempo, ele passou a identificar também versões com atributos especiais de desempenho e estilo.

Das nove versões da picape oferecidas no Brasil, a FX4 está atrás apenas da versão Limited. Com preço a partir de R$ 298.790,00, a versão avaliada é equipada com motor Duratorq 3.2 turbodiesel, 200 cavalos de potência, torque de 47,9 kgfm, transmissão automática, direção elétrica, tração 4x4 e diferencial traseiro blocante.

Para atender o Proconve 7, o sistema de redução de poluentes diminuiu significativamente as emissões de óxido de nitrogênio, ultrapassando em mais de 70% as exigências legais, além de duplicar o intervalo entre as regenerações do filtro de partículas. Ele protege o meio ambiente sem perda de potência e torque do motor, com uso do reagente líquido Arla 32.

O sistema aprimorado de suspensão é outro diferencial que contribui para o comportamento dinâmico e dirigibilidade da picape, seja vazia ou carregada e em diferentes condições de terreno.

A Ranger FX4 tem um visual agressivo, com cores de destaque em preto que valorizam a esportividade, combinando partes foscas e brilhantes. A grade dianteira com desenho exclusivo traz o logotipo oval da marca em destaque no centro.

Assim como a parte central inferior do para-choque, ela tem acabamento em preto brilhante, e se conecta aos faróis com máscara escura. Os faróis full-LED com projetores são exclusivos da versão.

A traseira exibe um distintivo vermelho FX4 em alto relevo e o nome Ranger em letras grandes totalmente em preto, outra característica única na linha. As lanternas têm máscara escurecida. O para-choque traseiro, assim como os retrovisores e maçanetas, são em preto brilhante.

O santantônio tubular, exclusivo e funcional, dispõe de pontos de ancoragem para amarração de equipamentos. Na lateral, os alargadores de paralama em preto fosco são projetados para enfrentar batidas de pedras no off-road. A faixa cinza na região inferior das portas, logo acima dos estribos tipo plataforma, é complementada pela assinatura FX4 em vermelho.

As rodas de 18” têm visual exclusivo e são calçadas com pneus Pirelli Scorpion 265/60 R18 All Terrain (50% on-road e 50% off-road). Quem quiser enfrentar trilhas mais pesadas pode optar pelas rodas de 17” com pneus 265/65 R17 All Terrain Plus da versão Storm, mas com custo adicional.

O interior inclui bancos de couro com costuras vermelhas e o emblema FX4 em relevo nos encostos. O mesmo acabamento é visto na alavanca do câmbio e no descansa-braço central. Outro detalhe é o aplique com acabamento escuro brilhante no painel em frente ao passageiro, no volante e nas molduras das maçanetas internas.

O seu conjunto de segurança inclui sete airbags, sistema AdvanceTrac com controle eletrônico de estabilidade e tração, controle anticapotamento e adaptativo de carga, assistente de partida em rampas, controle automático em descidas, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro.

Entre os itens de conforto, a picape oferece ar-condicionado digital de dupla zona, banco do motorista com ajuste lombar e elétrico, sensor de chuva, painel com duas telas de LCD, central multimídia SYNC com tela de oito polegadas, acesso a Android Auto e Apple CarPlay e assistente de fechamento da tampa da caçamba.

A Ranger FX4 conta ainda com o sistema de conectividade FordPass Connect, com comandos e informações remotas do veículo pelo celular. Com ele é possível dar partida remota e climatizar a cabine, conferir a autonomia, o odômetro e pressão dos pneus, travar e destravar portas, receber alertas de alarme e de funcionamento e localizar a picape, além de agendar serviços nas concessionárias da marca e acessar o manual do proprietário.

Destaque da Ranger FX4 é que não traz cromados, rodas diamantadas ou detalhes na cor do carro, mostrando ser uma versão com apelo aventureiro, que valoriza a esportividade com um pacote exclusivo.

Como acessórios, a Ford Ranger FX4 oferece um snorkel desenhado especialmente para ela, que aumenta a margem de segurança na travessia de lâminas d’água, com profundidade de até 800 mm, a maior da categoria. Há também caixas organizadoras da caçamba com 42 litros e chave, muito úteis para transportar pequenos equipamentos e compras.

A Ford Ranger FX4 está disponível em seis cores selecionadas, com tonalidades de tendência, como Vermelho Toscana e Vermelho Bari, e outras mais tradicionais: Prata Geada, Branco Ártico, Preto Gales e Cinza Moscou.

Nenhum comentário: