terça-feira, 20 de julho de 2021

Becomex adquire Lean OEA e amplia sua atuação em gestão de riscos aduaneiros




Empresa se torna a maior empresa especializada em Trade Compliance do Brasil

A Becomex anuncia a aquisição da Lean OEA - divisão de OEA da Lean Trade - como parte de seus planos para ampliar e liderar processos de Trade Compliance no País. A efetivação do negócio e investimentos em novas tecnologias, elevaram a previsão de expansão de faturamento da Becomex para este ano de 30% para 40% e a empresa espera quintuplicar até 2025 suas operações em Trade OEA (Operador Econômico Autorizado).

Antes da aquisição as empresas eram parceiras, com atuações independentes. A integração dos projetos vai oferecer solução ainda mais completa ao mercado, levando ao cliente o atendimento único, de ponta a ponta, assumindo boa parte da operação de trade das empresas.

De acordo com a Receita Federal do Brasil, cerca de duas mil empresas poderiam buscar a certificação OEA caso estivessem em conformidade com as exigências estabelecidas por lei. Contudo, pouco mais de 500 empresas são certificadas, sendo que 20% contaram com o suporte técnico oferecido pela Lean OEA.


Diante desta possibilidade real crescimento, a Becomex pretende fazer uma revisão de meta de se atingir faturamento de R$300 milhões em 2025. “Estamos lidando com um grande mercado em potencial, que com a aplicação de tecnologia, podemos quadruplicar o número de empresas certificadas”, avalia Marcos Bregantim, CEO de Gestão e Operação da Becomex.

Com a aquisição, a Becomex vai oferecer serviços especializados sobre OEA e gestão de riscos aduaneiros, unindo conhecimento e tecnologia das duas empresas referências nesta atuação, posicionando-se na liderança deste segmento no País.

“Com essa união de expertises vamos oferecer as melhores ferramentas estratégicas em OEA para atingir redução de custos logísticos, estreitar o relacionamento com Receita Federal brasileira e alcançar alto nível de compliance para atender exigências internacionais”, explica Omar Rached, diretor de Trade OEA da Becomex.

OEA - Operador Econômico Autorizado

Com cadeias de suprimentos integradas, a eficiência logística é um fator preponderante para que as empresas sejam mais competitivas nas suas operações.

O programa OEA - Operador Econômico Autorizado - é uma iniciativa mundial criada e formatada pela Organização Mundial das Aduanas.

No Brasil a Receita Federal é a responsável pela certificação dos intervenientes da cadeia logística que representam baixo grau de risco em suas operações, tanto em termos de segurança física da carga quanto ao cumprimento de suas obrigações tributárias e aduaneiras.

A certificação oferece diversos benefícios como: prioridade de conferência aduaneira, parametrização imediata das declarações, participação no Fórum Consultivo, redução de custos logísticos e ponto de contato OEA dentro da Receita Federal.

Becomex

A Becomex iniciou, neste ano, novo quinquênio operacional, que prevê investimentos em infraestrutura e novas tecnologias. Com base em estudos das necessidades do mercado brasileiro, a empresa prevê crescimento exponencial dos seus negócios especialmente nos seguintes serviços: Business Collaboration Chain, Drawback Intermediário, Trade Compliance e Recof/Repetro.

O Trade Compliance foi um dos destaques nos resultados da empresa no ano passado, devido a uma combinação de diversos serviços que passam desde a análise da classificação fiscal e seus impactos em outros Regimes Especiais até o apoio no rastreamento de itens para o Certificado de Origem, que impacta o custo em outros países, favorecendo a exportação.

“Continuamos com a tarefa de gerir os tributos e o claro objetivo de reduzir custos, melhorar o fluxo de caixa e aumentar a competitividade dos nossos clientes. Assim como aconteceu com a Lean OEA, sempre que entendermos que uma companhia pode contribuir com o nosso propósito, certamente nos interessaremos por uma atuação conjunta”, afirma Bregantim.

Lean OEA

A Lean OEA é liderada por Omar Rached, um especialista em gestão de risco aduaneiro e logístico e Diretor no Brasil da AES – Asociación de Empresas Seguras – Segurança da Cadeia de Suprimentos.

A empresa já realizou mais de 100 projetos de OEA, com obtenção de 120 certificações – cerca de 20% das empresas certificadas no Brasil contaram com o suporte técnico oferecido pela Lean OEA.

A Lean OEA está há 15 anos no mercado e carrega muitos diferenciais, entre eles um é especialmente importante: a AEO Academy, que tem a missão de olhar também para formação profissional no mercado de OEA brasileiro.

Na área de OEA a empresa também tem atuação na América Latina e nos Estados Unidos da América.

Nenhum comentário: