segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Exposição traz imagens do estilo art déco paulistano

 



Mostra fotográfica chega à estação Santa Cruz da Linha 5-Lilás

O que têm em comum o Monumento às Bandeiras, o Viaduto do Chá, a Biblioteca Mário de Andrade e o Aeroporto de Congonhas? Eles são representantes da arquitetura art déco na cidade de São Paulo e podem ser vistos em uma mostra fotográfica na Estação Santa Cruz, uma parceria da ViaMobilidade e a editora Bela Vista Cultural.

"Tanto a exposição como o livro trazem como mensagem a importância da conservação do nosso patrimônio pois, como pode ser visto nas imagens, muitas das construções emblemáticas precisam de cuidados urgentes para a sua manutenção, antes que desapareçam", diz Renan Cyrillo, sócio-diretor da Bela Vista Cultural.

A exposição conta com fotografias de Augusto Junqueira e é resultado de um levantamento feito pela editora para a realização do livro "Art Déco São Paulo", que reúne registros das principais construções desse estilo arquitetônico na capital paulista.

Como movimento artístico, o art déco caracteriza-se na arquitetura pelo uso de formas geométricas. Suas linhas estão presentes em alguns dos primeiros arranha-céus erguidos na cidade na primeira metade do século XX, como o Edifício Matarazzo, atual sede da Prefeitura de São Paulo.

Serviço

Art Déco - São Paulo
Até 28 de fevereiro, Estação Santa Cruz - Linha 5-Lilás

Nenhum comentário: