sexta-feira, 24 de junho de 2022




É possível manter o animal ativo com atividades físicas nesses locais

Texto: Sérgio Dias
Fotos: Pixabay

Muitos leitores deixam de ter um pet em casa por falta de espaço. Mas sabia que é possível desenvolver atividades com o animal de estimação mesmo em espaços pequenos?


Para quem já vive a realidade de espaços pequenos sabe bem da dificuldade em conseguir manter o animal ativo com atividades físicas, onde ele não tem a possibilidade de explorar o local, como em um lugar aberto.

“Além da falta de espaço para o animal correr ou se movimentar, os tutores também precisam encarar a rotina diária de cada família, que nem sempre favorece esses momentos de entretenimento e cuidado com o amigo que fica em casa”, afirma Patrícia Sprada, CEO da EcoCão Espaço Pet.


Algumas atividades podem garantir a movimentação dos pets mesmo em espaços reduzidos. Os cachorros e gatos gostam de brinquedos pequenos, como as bolinhas. Por esse motivo é importante ter o acessório para trabalhar principalmente sua movimentação.

Também é possível montar bolinhas com meias que não são mais utilizadas, mas nesse caso é preciso ter a supervisão do tutor, pois há pets que gostam de mastigar tecidos e acabam engolindo.

Outra forma de levar mais dinâmica e diversão para a vida dos pets é realizar atividades que incentivam sua memória. Essas brincadeiras podem ser executadas com itens simples, como alguns copos ou baldes pequenos e quanto mais obstáculos, maior a dificuldade. Assim é possível brincar de esconder o brinquedo e incentivar o pet a procurar e localizar onde está.

Além da memória, é importante também treinar a percepção do animal em relação ao seu faro e aos gostos dos alimentos, assim promover brincadeiras como “caça ração” ou “caça petisco” pela casa são boas opções. Além do pet se mexer bastante buscando a sua recompensa, ele acaba trabalhando áreas importantes no seu desenvolvimento.

Algo simples, como uma caixa de papelão para gatos, é outra opção. Eles gostam de brincar com tudo que seja macio ou que tenha papelão e uma boa alternativa é levar esses objetos para a rotina deles. Também é possível criar outras atividades utilizando garrafas de plástico, bandejas de ovos, potes descartáveis, entre outros. A criatividade é sem limites na hora de agradar os pets.

Por fim, sempre que possível e considerando que muitas vezes o pet acaba ficando o dia inteiro sozinho no apartamento ou em casa, é essencial que o tutor crie uma rotina de passeios para ajudar a aliviar um possível estresse do companheiro.

Nenhum comentário: